quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Tenho medo de me aproximar e não aguentar. E agora?

Um dos meus medos, sempre foi esse. Sempre quis ser contadora de histórias, mas nunca tive coragem. Coração mole, sabe como é, né?
Achava que entraria animada e sairia arrasada.

Foi então que pisei pela primeira vez em um hospital para crianças com câncer. Entrei tremendo, com frio na barriga e um nó na garganta. E sai de lá do mesmo jeito. Só que por outro motivo: QUERIA FICAR LÁ.

Tá certo que praticamente não vi as crianças, fui para uma ala de isolamento, estavam todas em seus quartinhos, mas vi uma dessas crianças. Ela devia ter uns 2 ou 3 aninhos. Uma bebê praticamente. Ela estava com todos os fios pendurados, carequinha, mas uma coisa me fez ignorar totalmente esses detalhes: o sorriso dela.

Percebi que a inocência de uma criança é a maior virtude da vida, acho. Ela estava lá, feliz. dando de ombros pras dificuldades. 

Percebi que o ambiente não é pesado e triste, muito pelo contrário.

Uma eu li uma pessoa dizer:

"Fulana foi fazer "caridade" em uma casa com crianças com câncer e voltou arrasada, disse que é horrível"

Isso é coisa que se diga pras outras pessoas? A bondade no ser humano já é extinta, aí a pessoa ajuda desencorajando qualquer um com essas palavras. Existem pessoas e pessoas, algumas mudam a visão diante dessa situação, outras aprendem a ser naturais com tudo isso, e outras simplesmente enfraquecem, talvez por falta de informação de como as coisas realmente funcionam.

A doença é agressiva? as marcas dela são visíveis? SIM! mas isso não tira a graça de uma criança ou a graça da vida. Muito pelo contrário. Em um ambiente como um hospital de crianças com câncer, existe mais vida e mais esperança, bondade, alegria e tudo de bom do que em um parque de diversões onde as pessoas só estão interessadas nas próprias, sorriso e na própria felicidade e diversão. 

Chega desse preconceito bobo e desse medo. VOCÊ que pensa assim é que precisa de um choque de realidade e uma dose de alegria que essas crianças tem para dar. A alegria e o pessimismo da vida está em falta em VOCÊ, e não nelas.

Além do mais, existem várias formas de fazer o bem com relação à isso ou qualquer outra situação difícil em que alguém se encontra. Existe doação, doação de sangue, doação de medula, divulgação do caso, etc.

E para os que esbanjam esperança e vontade de viver: FORÇA e vamos nessa ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário